AS 5 QUALIDADES DE UM SUPER CHEFE


1 – Desenvolva cada colaborador. Claro, você pode colocar seus focos primários em atingir metas, alcançar resultados, e alcançar resultados concretos – mas faça isso e você colocará o seu carro de liderança antes dos seus bois de realização.

Sem grandes colaboradores, não há montante de foco em objetivos e metas que irão ser suficientes. Colaboradores são capazes de atingir apenas o que são capazes de atingir, então é seu trabalho em ajudar todos os colaboradores a serem mais capazes e eles – e o seu negócio – podem alcançar mais.

É seu trabalho providenciar o treinamento, tutoria, e oportunidades que os seus colaboradores precisam e merecem. Quando você faz, você transforma o relativamente tedioso processo de rever resultados e rastrear desempenho em algo muito mais significativo para seus colaboradores: Progresso, evolução, e realização pessoal.

Então, não se preocupe em atingir objetivos de desempenho. Gaste a maior parte do seu tempo desenvolvendo as habilidades dos seus colaboradores e atingir os resultados será um processo natural.

E de quebra, é muito mais divertido.

2 – Lide com problemas imediatamente. Nada mata mais a motivação de um time do que problemas que não são solucionados. Disputas interpessoais, problemas de desempenho, rixas entre departamentos... são todos impactos negativos na motivação e no entusiasmo do colaborador.

E eles se distraem, porque pequenos problemas nunca vão embora. Pequenos problemas sempre inflamam e evoluem para grandes problemas. E mais, quando você ignora um problema seu colaborador imediatamente perde respeito por você, e sem respeito, você não pode liderar.

Nunca espere que um problema magicamente desapareça, ou que outra pessoa irá lidar com isto. Lide com cada problema de frente, não importa quão pequeno.

3 – Recupere seus piores colaboradores. Quase todo negócio tem pelo menos um colaborador que caiu das graças: Falhou publicamente em completar uma tarefa, perdeu o controle em uma reunião, ou apenas não aparenta acompanhar o time. Com o tempo este colaborador começa a ser visto por seus pares – e por você – como um elo fraco.

Enquanto aquele colaborador pode estar desesperadamente tentando se recuperar, é quase impossível. O peso da desaprovação do time é muito pesado para uma pessoa se mover.

Mas não é muito pesado pra você.

Antes de você remover o elo fraco da sua corrente, coloque seu total esforço em tentar recuperar esta pessoa. Diga, “João, eu sei que você vem lutando, mas eu também sei que você esta tentando. Vamos achar juntos caminhos para colocar você onde você precisa estar.” Expresse confiança. Seja confortante. Acima de tudo, diga que você estará lá a cada passo do seu caminho.

Isto não é relaxar seus padrões. Apenas um passo acima na tutoria e no coaching que você fornece.

Se isto parece ser muito trabalho para pouco resultado potencial, pense nisto desta maneira. Seus colaboradores notáveis não precisam muito do seu tempo, eles são notáveis porque já tem as qualidades necessárias. Se você tiver sorte, você pode conseguir alguns pontos percentuais de desempenho extra deles. Mas resgatar um colaborador que esta lutando irá fazer uma tremenda diferença pra ele e para você.

Garantido, algumas vezes não vai funcionar. Quando não funcionar, não se preocupe. O esforço tem sua recompensa.

E ocasionalmente um colaborador irá ter sucesso – e você terá feito uma tremenda diferença na vida pessoal e profissional de uma pessoa.

4 – Sirva outros, não você mesmo. Você pode se dar bem sendo egoísta e egocêntrico uma ou duas vezes... mas é só isto.

Nunca faça ou diga algo que te coloque no centro das atenções, ainda que brevemente.  Nunca parabenize um colaborador e divague por alguns momentos para discutir o que você fez.

Se puder ir sem dizer, não diga. A sua glória deve sempre ser reflexo, nunca direta.

Quando os seus colaboradores são excelentes, você e seu negócio são excelentes. Quando seu time sucede, você e seu negócio sucedem. Quando você resgata um colaborador e ele se torna notável, lembre-se que eles devem ser parabenizados, não você.

Você esta apenas fazendo o seu trabalho como um SUPER chefe deve fazer.

Quando você constantemente age como se fosse menos importante do que seus colaboradores – e quando você nunca pede aos seus colaboradores para fazer algo que você não faria – todos irão saber quão importante você realmente é.

5 – Sempre se lembre de onde você veio. Veja uma pessoa querendo autógrafo e sendo escorraçado pelo famoso atleta e você pode pensar, “Se eu tivesse nesta mesma posição eu nunca faria aquilo”.

Oops. Na verdade, você faz. Com algum dos seus colaboradores, especialmente os novos, você é pelo menos um pouco famoso. Você esta no comando. Você é o chefe.

É por isto que um colaborador que queira falar sobre algo que parece inconsequente talvez queira apenas passar alguns momentos com você.

Quando isto acontece, você tem uma escolha. Você pode escorraçar o seu colaborador... ou você ver o momento pela sua real importância: Uma oportunidade para inspirar, tranquilizar, motivar e até mesmo dar esperança a alguém por grandes acontecimentos na sua vida. Quanto mais alto você for maior o impacto que você faz – e é a sua grande responsabilidade fazer este impacto.

Nos olhos deste colaborador, um grande chefe é uma estrela.
Lembre-se de onde você veio, e seja grato com seu estrelato.

Texto de Jeff Haden - Com adaptações feitas por mim para o contexto brasileiro.

Comentários